Devo usar protetor solar em casa?

9.5.20 Por: Carol Lima


Nós vamos entrar em um consenso, usar protetor solar é o básico de cuidados que você deve ter com a sua pele. Agora uma pergunta que está martelando a cabeça de muita gente, principalmente nesse período de isolamento social é, "se eu estou em casa em home office, preciso passar todo dia protetor solar?"
A luz da janela, lâmpadas, TVs e computadores causam envelhecimento da pele, rugas e manchas.

A radiação em lugares abertos é muito maior e perigosa do que nos fechados, é claro. Mas não só os raios do sol atravessam vidros e janelas como também a luz emitida por celular e computador danifica a pele, embora em menor grau.

Os efeitos danosos dos raios UVA que atravessam janelas passam praticamente despercebidos. Eles são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce (manchas e rugas), duram o dia todo e penetram até as células da camada profunda da pele. Já a radiação ultravioleta B é fácil de sentir, pois causa vermelhidão e queimaduras, e é mais forte entre as 10 da manhã e as 4 da tarde. 

Já a luz visível — a parte dos raios solares captada pelos olhos e que permite enxergar os objetos — é considerada tão perigosa quanto a radiação UVA e UVB, ela também atravessa vidros e pode causar envelhecimento precoce da pele, manchas, rugas e câncer de pele.

Esse tipo de luz não vem só da claridade, mas também é emitida em menor quantidade por luzes artificiais (em ambientes muito iluminados), TVs, tablets, celulares e computadores.

Isso significa que é necessário usar protetor solar diariamente, em ambientes fechados, em casa e no trabalho. É claro que deve-se usar o bom senso é avaliar até que ponto ficamos expostos à radiação nas condições atuais. Ficamos perto da janela muito tempo? Quanta luz entra pelas janelas da sala ou do quarto onde estamos a maior parte do tempo? 

Quem mesmo em isolamento em casa se expõe ao sol (fazendo exercícios ao ar livre, no quintal ou na varanda) precisa usar filtro solar no corpo também.

No rosto deve-se usar FPS 15, no mínimo, mas o ideal é partir logo para o FPS 30. Você também pode aproveitar e usar um com hidratante e já eliminar um passo da sua rotina de Skin Care.

Compartilhe:

Comentários

Comente (Via Google)

Wishilist